Política

Lula visita fábrica da JBS em aceno ao agro; saiba detalhes

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em Mato Grosso do Sul, Lula faz primeira visita a estado bolsonarista desde que voltou ao poder  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 12/04/2024, às 10h29   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Lula (PT) faz nesta sexta-feira (12) seu primeiro grande evento voltado ao agro no Centro-Oeste desde que voltou ao Palácio do Planalto. Ele acompanha o envio de uma leva de carne para a China na fábrica da JBS em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

O local é uma fábrica de processamento da JBS, fundada pela família Batista. A companhia chegou a ser investigada por corrupção pela operação Lava Jato. Seu ex-presidente, Joesley Batista, chegou a ser preso em 2018.

A abertura de novos mercados de exportação é uma das principais bandeiras de Lula, que tenta recuperar sua popularidade junto ao agronegócio desde que iniciou seu terceiro mandato. O setor era um dos que o presidente tinha melhor trânsito na primeira vez em que ocupou o Planalto.

Nessa linha, em 2023, o governo lançou o maior Plano Safra da história, com liberação de até R$ 430 bilhões para 2023/2024. Outros movimentos nessa direção foi o destaque dado ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e encontros realizados com representantes do setor.

Esta, também, é a primeira visita oficial de Lula ao Centro-Oeste com exceção de Brasília. Durante sua campanha eleitoral, ele não visitou a região, além de não fazer eventos em nenhum dos três estados em 2023.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp