Política

Lula volta a criticar taxa básica de juros e Banco Central

Reprodução/TV Brasil 2
Durante a cerimônia de posse de Aloizio Mercadante na presidência do BNDES, Lula fez novos ataques à política monetária do BC  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Brasil 2

Publicado em 06/02/2023, às 17h49   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez novas críticas nesta segunda-feira (6) à decisão do Banco Central em manter a taxa de juros em 13,75% e à política monetária adotada pela instituição.

Durante a cerimônia de posse do ex-ministro Aloizio Mercadante na presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Lula disse que o Brasil tem uma "cultura" de juros altos que "não combina com a necessidade de crescimento" do país.

"É só ver a carta do Copom para a gente saber que é uma vergonha esse aumento de juros e a explicação que eles deram para a sociedade brasileira", afirmou. O presidente ainda falou sobre as críticas que recebeu pela sua fala sobre o assunto.

"Tem muita gente que fala: 'Pô, mas o presidente não pode falar isso'. Ora, se eu que fui eleito não puder falar, quem que eu vou querer que fale? O catador de material reciclável? Quem que eu vou querer que fale por mim? Não. Eu tenho que falar. Porque quando eu era presidente eu era cobrado", completou.

Em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar na semana passada, Lula chamou de "bobagem" a independência do Banco Central, prevista em lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp