Política

Manipulação de resultados no futebol entra na mira do Senado; saiba detalhes

Jefferson Rudy / Agência Senado
O MP-GO investiga desde abril a atuação de uma organização criminosa na manipulação de resultados de jogos no Brasil  |   Bnews - Divulgação Jefferson Rudy / Agência Senado

Publicado em 11/05/2023, às 16h47   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Uma Comissão do Esporte para investigar a manipulação de resultados no futebol brasileiro foi criada nesta quinta-feira (11) por líderes do Senado. De acordo com o líder do PSB na Casa, Jorge Kajuru, o senador Romário (PL-RJ) deve ser confirmado na próxima semana como presidente do grupo.

O parlamentar, que participou de uma coletiva de imprensa mais cedo, disse ainda que o Congresso não vai mais aguardar a medida provisória do governo para regulamentar o mercado de apostas esportivas no país.

É um direito da Casa [Senado]. Havia dúvida se poderia ou não ter esse direito. A Casa tem juridicamente [o direito], a secretaria da mesa se posicionou, assim que vai acontecer. E, depois que a medida provisória chegar, também analisaremos. O que não pode é o Senado ficar esperando”, disse.

A Comissão

A Comissão do Esporte deve trabalhar em sintonia com a CPI que deve ser aberta na Câmara dos Deputados para apurar o escândalo esportivo. Segundo Kajuru, “esse trabalho tem que ser de todo o Congresso Nacional”.

Operação Penalidade Máxima II

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) iniciou a Operação Penalidade Máxima II, em abril deste ano, para investigar a atuação de uma organização criminosa na manipulação de resultados de jogos de futebol no Brasil.

Segundo o MP-GO, há suspeitas de que o grupo criminoso tenha atuado em jogos do Brasileirão de 2022, além de partidas de campeonatos estaduais deste ano. A investigação descobriu que os criminosos entraram em contato com jogadores de futebol, com ofertas entre R$50 mil e R$100 mil, para que interferissem em eventos dos jogos, como receber cartões.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp