Política

Margareth Menezes anuncia nome do novo presidente do IPHAN; veja

Reprodução/TV Globo
Filiado ao PV, Leandro Grass foi candidato a governador do Distrito Federal em 2022  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Globo

Publicado em 10/01/2023, às 16h03   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, confirmou o nome do ex-deputado distrital e gestor cultural, Leandro Grass (PV), para presidir o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O órgão é responsável pela preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do país e será essencial para o levantamento do prejuízo causado pelos atos terroristas do útlimo domingo (8) e para a recuperação dos monumentos tombados e das obras vandalizadas.

De acordo com Leandro Grass, um dos desafios é "fortalecer o IPHAN e a política do patrimônio cultural, valorizando os quadros técnicos, escutando-os e trabalhando para que o órgão se reestruture, em especial para que haja um plano de carreira para os servidores da cultura" e ainda avançar na concretização do Sistema Nacional de Patrimônio, que não evoluiu nos últimos anos.

"Também precisamos tornar a Política de Patrimônio intersetorial, atraindo o olhar, o esforço e a energia de outras áreas, como a ambiental, do turismo, do desenvolvimento econômico e da educação, para interagirem com a política do patrimônio", completa o novo presidente do Iphan.

Na última semana, um grupo de "profissionais do patrimônio, da cultura e cidadãos brasileiros" emitiu um manifesto defendendo o nome de Leandro por ser "uma rara oportunidade para, além da retomada e da reconstrução, romper antigos paradigmas e cânones para então lançarmos definitivamente a instituição em uma renovada era".

O manifesto também aponta que o apoio a Leandro Grass "se dá em razão de sua formação acadêmica na área de ciências sociais, com foco em participação social, uma das mais importantes para a lida com patrimônio, sobretudo em sua vertente imaterial e da educação patrimonial".

No documento, o grupo ainda reforça que o ex-deputado "tem experiência em gestão pública, trânsito político e sensibilidade para causas sociais progressistas, predicados essenciais ao presidente de uma instituição como o IPHAN."

Confira o perfil de Leandro Grass:

Filiado ao PV, Leandro Grass foi candidato a governador do Distrito Federal em 2022, pela Federação que reúne PV, PT e PCdoB e uma grande coligação, recebendo mais de 434 mil votos. É professor, sociólogo e mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB), Gestor Cultural pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), ex-pesquisador do Observatório de Políticas Públicas Culturais da Universidade de Brasília (OPCULT/UnB) e integrante da Associação Amigos do Centro Histórico de Planaltina.

Foi deputado distrital nos últimos quatro anos e defendeu intensamente a Cultura e o Patrimônio Histórico da capital, tendo aprovadas oito leis relacionadas à cultura. Na Câmara Legislativa, presidiu a Frente Parlamentar pela Promoção dos Direitos Culturais e foi vice-presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura.

Leandro Grass atuou em defesa da reforma do Teatro Nacional, da revitalização do Conjunto Fazendinha na Vila Planalto, da restauração da Igreja de São Sebastião em Planaltina, e da reforma do Espaço Cultural. Teatro da Praça em Taguatinga. Apoiou também a participação social e a influência dos Conselhos de Cultura.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp