Política

Mauricio Bacelar, Jacó e Olivia Santana endossam pré-candidatura de sindicalista a vereador; saiba quem

Divulgação
O presidente da UGT, Marcelo Carvalho, conseguiu apoio de peso para disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Salvador  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 23/12/2023, às 21h59   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do Ministério do Trabalho, Magno Lavigne, o ex-deputado estadual Jacó (PT), o secretário de Turismo da Bahia, Mauricio Bacelar, e a deputada estadual Olivia Santana (PCdoB) participaram nesta sexta-feira (22) do lançamento da pré-candidatura a vereador do presidente da União Geral dos Trabalhadores da Bahia (UGT-BA), Marcelo Carvalho.

O anúncio ocorreu informalmente, durante um café da manhã na sede do Sindicato dos Condutores em Transporte Rodoviário de Cargas Próprias do Estado da Bahia (Sintracap-BA), no Centro, e com dezenas de lideranças comunitárias e oriundas do movimento sindical.

Marcelo Carvalho, que também preside o Conselho Estadual Tripartite Paritário de Trabalho e Renda (Ceter), ligado à Secretaria do Trabalho Emprego e Renda do Estado (Setre-BA), informou que organizou a confraternização de fim de ano “para agradecer aos companheiros e companheiras que estiveram juntos o ano inteiro na militância sindical e na política partidária”.

“Em primeiro lugar, quero expressar minha profunda gratidão a vocês que carregam o nosso nome. Pra mim, é muito importante estar ao lado de vocês nesse processo que promete ser muito acelerado. Estou me lançando como pré-candidato porque acredito na política como transformação social e a única possibilidade real que os trabalhadores têm de ocupar os espaços de poder. A política coloca o pão na mesa e também retira, a política dá educação e retira educação. Não existe nada mais sensível que a política”, declarou Marcelo.

Jacó, Bacelar e Magno fizeram um balanço de 2023 e traçaram perspectivas para 2024. “O ano foi muito bom, com a posse de Lula e Jerônimo, e a lembrança do presidente em convocar Magno para auxiliá-lo em Brasília. No turismo também temos muito o que comemorar. Nosso desafio em 2024 é eleger Marcelo Carvalho vereador. O seu trabalho na UGT-BA lhe dá a legitimidade para representar na Câmara Municipal de Salvador a luta do povo por melhores condições de trabalho, igualdade e salários”, disse Bacelar.

O ex-deputado Jacó, que veio do sertão, comentou a desigualdade em Salvador e falou sobre a importância de ver o povo representado na política e nos espaços de poder. “Quando a gente vem morar aqui, é que a gente vê onde o povo negro está. A desigualdade e o desprezo continuam muito fortes. Precisamos colocar o nosso povo para disputar os espaços de poder. Marcelo tem a compreensão da política e do social, representa um projeto da luta coletiva do movimento sindical”.

O secretário Magno Lavigne, do MTE, disse que “desde 2016 que a gente disputa [eleições] no sentido de construir, e agora temos as melhores condições de chegar à Câmara Municipal”. Segundo ele, “Marcelo é referência e representa uma candidatura coletiva, de movimento social, dos trabalhadores e das igrejas”.

Filha de mãe doméstica e pai marceneiro, a deputada Olivia Santana fez um apelo à classe trabalhadora para “entender a força que tem” e a importância da consciência política. “Qual modelo de cidade que a gente quer? A capital da Bahia precisa ser mais bem cuidada. Nesse sentido, quero defender o nome de Marcelo Carvalho para uma cadeira na Câmara, que não pode ser o espaço do negócio, nem servir à especulação imobiliária”. A parlamentar lembrou que até 2014 o movimento sindical era representado por 83 mandatos na Câmara Federal, número reduzido para 36 atualmente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp