Política

Mauro Cid fica em silêncio durante depoimento; saiba motivo

Bruno Spada / Câmara dos Deputados
O depoimento acontece nesta terça-feira (11), no Congresso Nacional  |   Bnews - Divulgação Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Publicado em 11/07/2023, às 14h39   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cid, chegou, de farda, por volta das 8h45 desta terça-feira (11) ao Congresso Nacional para prestar depoimento, na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro

Cid explicou, em sua fala inicial, como é feita a escolha dos ajudantes de ordem do presidente e negou que haja qualquer vínculo pessoal entre ele e Bolsonaro. “Minha nomeação jamais teve qualquer ingerência política. […] Não estava na minha esfera de atribuições de analisar propostas ou demandas trazidas. Não participávamos da gestão pública”, disse.

Porém, em seguida, Mauro Cid afirmou que ficará em silêncio durante a oitiva.

Sem qualquer intenção de desrespeitar vossas excelências e os trabalhos conduzidos por esta CPMI, considerando a minha inequívoca condição de investigado, por orientação da minha defesa e com base na ordem do habeas corpus concedido em meu favor pelo Supremo Tribunal Federal, farei uso do meu direito constitucional ao silêncio. Agradeço a atenção de todos. Obrigado”, disse o militar.

Mauro negou respostas a 20 perguntas da relatora Eliziane Gama (PSD-MA). Ao final, a parlamentar questionou se ele ao menos tinha intenção de colaborar com as investigações  do Congresso Nacional. 

Senadora, eu compreendo e respeito todo o posicionamento de Vossa excelência, mas, dentro de todo o espectro que eu estou sendo investigado, vou continuar seguindo a orientação dos meus advogados e, baseado em habeas corpus, me manterei em silêncio”, reforçou o ex-ajudante de Bolsonaro. 

Mauro Cid foi preso em 3 de maio na Operação Venire, que apura suposto esquema de fraudes nos cartões de vacinação. O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro é considerado uma das peças-chaves para as investigações sobre os ataques do 8 de Janeiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp