Política

Mercosul e União Europeia se reunião em Brasília; saiba mais

Ricardo Stuckert / PR
Encontro presencial entre negociadores dos blocos acontecerá na próxima semana  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 27/09/2023, às 07h53 - Atualizado às 07h54


FacebookTwitterWhatsApp

Os negociadores do Mercosul e da União Europeia devem se reunir na próxima semana para mais uma rodada de negociações para tentar selar um acordo comercial. Essa reunião vai acontecer presencialmente, em Brasília, logo após o Brasil, que preside temporariamente o Mercosul, responder ao Protocolo Adicional enviado em abril pelo bloco europeu.

Devido a isso, a expectativa é que as partes discutam formas para que o texto do acordo seja formalmente selado. Vale lembrar que, além desse encontro presencial, as conversas entre as partes vem acontecendo por videoconferência em ritmo semanal. Para o Itamaraty, nessas reuniões virtuais, avanços foram feitos.

Para tentar selar o acordo, o Mercosul reafirmou seus compromissos já assumidos anteriormente no tocante ao desenvolvimento sustentável e de comércio. Isso foi, inclusive, dito publicamente pelo presidente Lula (PT) em diversas oportunidades junto os parceiros do bloco. Por outro lado, os membros do bloco também tem sido firme e dito que uma postura de confrontação por parte dos europeus é 'dispensável e rejeitada'.

Para o Mercosul, as negociações já perduraram por muito tempo e é preciso chegar a um consenso e fechar um acordo. Para os integrantes do Mercosul, após 20 anos de negociações, essa é a janela ideal para finalizar de forma rápida o acordo.

Assista ao Radar BNews da última terça-feira (25):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp