Política

Ministério Público investiga proibição de celular em fila de embarque de aeroporto

Reprodução / Will Recarey
O caso se desenrolou a partir da queixa de um passageiro  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Will Recarey

Publicado em 07/06/2022, às 20h15   Joana Cunha/ Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público Federal de Campinas e Região abriu inquérito para apurar a proibição do uso de celular na fila de embarque no Aeroporto Internacional de Viracopos.

O caso se desenrolou a partir da queixa de um passageiro que afirma que esperava para embarcar em voo internacional quando um funcionário da companhia aérea o repreendeu pelo uso do aparelho.
Ele afirma que questionou o impedimento, e o funcionário disse que seguia instruções da Polícia Federal, que confirmou a proibição.

Com a negativa do procurador em dar seguimento à reclamação, o passageiro entrou com recurso defendendo a ilegalidade da proibição e natureza coletiva do direito violado.

Leia mais:

Projeto que reduz ICMS dos combustíveis vai ao plenário do Senado

"Eles querem jogar as famílias nas ruas", diz Boulos sobre PL que autoriza bancos a utilizar imóveis como garantia

Marcos Mion mobiliza seguidores para pressionar STJ na votação sobre planos de saúde

A relatora Geisa de Assis Rodrigues, da Procuradoria Regional da República, concluiu que é preciso investigar se houve atuação ilegal dos agentes da Polícia Federal e dos funcionários da companhia aérea.

"Inexiste no ordenamento jurídico norma que impossibilite o uso de celular nos aeroportos do país no momento em que o passageiro se encontra na fila de embarque e durante a permanência no finger de acesso à aeronave", diz o advogado Gabriel de Britto Silva, especializado em direito do consumidor e aeronáutico.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp