Política

Ministro de Bolsonaro pediu emendas do orçamento secreto no final do ano

Divulgação
O ministro de Bolsonaro enviou um oficio entre o Natal e o Ano Novo em 2021  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 19/01/2022, às 07h38   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro das Comunicações do Governo Bolsonaro, Fábio Faria, enviou um ofício ao relator do orçamento, o senador Márcio Bittar (PSL-AC), pedindo que 31 prefeituras do seu estado-natal e berço político, o Rio Grande do Norte, fossem agraciadas com verbas do chamado orçamento secreto, no final do ano passado, nos dias entre o Natal e o Réveillon, de acordo com a coluna de Malu Gaspar, do jornal O Globo.

As informações constam de um pacote de documentos enviados por Bittar à Comissão Mista de Orçamento. Nele, há pedidos de prefeituras, deputados e senadores com indicações de repasses em emendas de relator. Até hoje se pensava que as destinações dessas emendas eram feitas pelo relator-geral do Orçamento a partir de uma distribuição feita exclusivamente dentro do Congresso.

Com o envio do ofício, ficou claro que até ministros deram um jeito de conseguir enviar dinheiro do orçamento secreto para suas bases. No dia 27 de dezembro, Faria enviou a Bittar um ofício pedindo a liberação de R$ 25 milhões em emendas parlamentares do RP9, jargão como são chamadas as emendas de relator, para prefeitos do seu estado. Quase a metade das cidades atendidas são governadas por políticos de seu partido, o PSD.

Matérias Relacionadas: Lira aciona STF para derrubar suspensão do "orçamento secreto"

Alessandro Vieira compara orçamento secreto a "Mensalão 2.0" e comemora votos no STF

Cidade governada por pai de Arthur Lira recebeu R$ 3,8 milhões do orçamento secreto; saiba como

E embora ele seja ministro das Comunicações, todos os pedidos foram por liberações para a área de saúde. Faria não estava licenciado do cargo de ministro, como fizeram alguns de seus colegas na Esplanada que foram eleitos deputados, a exemplo de João Roma, ministro da Cidadania, que deixou o cargo por dois dias, em novembro, para reservar recursos do orçamento de 2022 em emendas parlamentares.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp