Política

Ministro de Lula solta o verbo contra a terceirização; veja o que dele disse

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ampliação da terceirização, tema da crítica de ministro, foi aprovada pela reforma trabalhista de 2017  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 24/03/2023, às 20h03   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Trabalho do governo Lula (PT), Luiz Marinho, soltou o verbo contra a ampliação da terceirização, aprovada pela reforma trabalhista de 2017, nesta sexta-feira (24).

Para o titular da pasta, a medida aprovada durante a gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB) foi um dos fatores responsáveis pelo aumento dos casos de trabalho análogo à escravidão no Brasil.

“A terceirização é prima-irmã do trabalho escravo. Cresceu muito (o trabalho análogo ao escravo), um crescimento preocupante”, disparou Marinho, em entrevista ao colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

O ministro, no entanto, evitou falar em “revogação” da lei, assim como outros pontos da reforma trabalhista patrocinada pelo governo do emedebista, ao contrário do que os petistas defendiam na campanha eleitoral de 2022. 

Segundo ele, o governo Lula pretende ser o mediador do debate. Além disso, Marinho ressaltou que vem cobrando celeridade na elaboração de um projeto em comum acordo entre as centrais sindicais e o patronato, para que a proposta possa ser encaminhada ao Congresso Nacional.

“Eu venho cobrando, quase toda semana, as sindicais. Quase três meses se passaram. Não temos mais quatro anos (de governo). Precisamos acelerar esse processo de entendimento. A meta das próprias sindicais é consolidar essa conversa no primeiro semestre”, contou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp