Política
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, determinou que fossem encerradas três investigações contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A decisão do ministro afeta dois casos envolvendo o Instituto Lula durante a Operação Lava Jato. O terceiro caso envolve uma acusação contra o presidente de irregularidades na compra de caças suecos durante o governo Dilma Rousseff.
De acordo com Lewandowski, as investigações não podem ser retomadas pelo fato de o Ministério Público Federal ter usado provas consideradas ilícitas.
"Não há dúvidas de que os elementos de convicção derivados do Setor de Operações Estruturadas (sistemas Drousys e My Web Day B) os quais emprestam suporte às supracitadas ações penais movidas contra o reclamante, bem assim todos os demais adminículos probatórios que deles decorrem, encontram-se inapelavelmente maculados pela eiva de nulidade, não se prestando, em consequência, para emprestar justa causa à subscrita pelo Parquet [Ministério Público]", escreveu o ministro na decisão.
As decisões de Lewandowski foram tomadas após pedidos feitos pela defesa do presidente Lula, usando como base o material apreendido na Operação Spoofing. Na oportunidade, hackers foram presos após invadirem celulares de autoridades, como o ex-juiz Sergio Moro e procuradores que atuaram na Lava Jato no Paraná e levantar suspeitas na maneira como a operação era conduzida.
Classificação Indicativa: Livre
Lançamento com desconto
Cinema em casa
Lançamento com desconto
som poderoso
Bom e Barato