Política

Ministro Luiz Marinho defende semana de quatro dias de trabalho; saiba detalhes

Reprodução/ Agência Senado
Marinho avalia que o tema não pode ser tratado isoladamente pelo governo  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Agência Senado

Publicado em 09/10/2023, às 12h25   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, defendeu que o Congresso Nacional possa tratar a respeito da redução da jornada de trabalho semanal, e lembra que há experimentos no Brasil de empresas que aderiram ao modelo de 4 dias por semana. O assunto, segundo Marinho, ainda não foi tratado com o presidente Lula.


Ele avalia que o tema não poderia ser tratado isoladamente pelo governo, ressaltando que sociedade e parlamento precisam entrar em consenso. Marinho foi questionado se o tema estava na pauta do pasta do Trabalho durante a audiência na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado nesta segunda-feira (9). 


“Eu acredito que passou da hora (discutir nova regulamentação da jornada). Não tratei disso com o presidente Lula. É a minha opinião, não de governo. Mas tenho certeza que o presidente Lula não iria bloquear um debate, em que a sociedade reivindique que o Parlamento analise a possibilidade de redução da jornada de trabalho sem redução dos salários evidentemente. Eu acho que a economia brasileira suportaria”, afirmou Marinho.


Ainda na audiência, o ministro falou a respeito das mudanças previstas na gerência do FGTS. A pasta do Trabalho, segundo ele, está buscando acelerar a digitalização da gestão do fundo, com a perspectiva de economia do setor privado, em horas trabalhadas.


“Nós vamos trazer uma economia de, em média, de 34 horas por mês que as empresas vão economizar com a nova sistemática de gestão do FGTS. Isso dá um 1,6 bilhão de horas (economizadas) no ano (considerando cerca de 4 milhões de empregadores)”, pontuou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp