Política

Lula revela para ministros os indicados para PGR e STF, diz jornal; saiba detalhes

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Presidente Lula deve indicar Flávio Dino e Paulo Gonet para o STF e PGR  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 27/11/2023, às 06h30 - Atualizado às 06h45


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) já definiu os nomes que vão ocupar as vagas no Supremo Tribunal Federal (STF) e na Procuradoria-Geral da República (PGR). Essas escolhas devem ser reveladas nesta segunda-feira (27), antes de viajar para a COP-28.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A escolha de Lula foi revelada a dois ministros do Supremo em um jantar promovido pelo presidente na última quinta-feira (23), segundo o Estadão. Esse encontro foi uma tenativa de apaziguar os ânimos após a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) no Senado Federal, que limita os poderes do STF e de outros tribunais.

A reportagem detalha que participaram do encontro o ministro da Justiça, Flávio Dino, o titular da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Além deles, os ministros do STF Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin, também compareceram.

A revelação de Lula só aconteceu após a saída de Dino e de Messias da reunião. De acordo com dois dos ministros do Supremo, que permaneceram no encontro, os nomes já foram definidos. Segundo eles, o presidente decidiu indicar Dino para o STF. e o subprocurador Paulo Gonet para a PGR.

Após a oficialização das indicações, os nomes precisarão ser aprovados pela 'Casa Alta', onde os nomes serão sabatinados. Os dois nomes deverão passar e ser aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida por Davi Alcolumbre (UB) e só depois pelo plenário do Senado. O detalhe é que ambos nomes devem ser sabatinados e aprovados antes do recesso parlamentar no dia 22 de dezembro.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (24):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp