Política

Ministros são informados de que Lula vai indicar Cristiano Zanin ao STF

Ricardo Stuckert/Divulgação
Vaga no STF está aberta desde a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandoswki em abril  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/Divulgação

Publicado em 25/05/2023, às 18h18   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que vai indicar o advogado Cristiano Zanin Martins, para uma vaga no tribunal. A informação foi confirmada por fontes no STF e no Planalto. 

A vaga está aberta desde a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandoswki em abril e é alvo de intensas disputas nos bastidores. O petista optou por Zanin porque tem forte relação de confiança com o advogado, que o defendeu na Operação Lava Jato.

Zanin é responsável pelo pedido de habeas corpus no STF que resultou nas anulações das condenações de Lula. Para ser aprovado, Zanin precisa passar por sabatina no Senado, mas não deve enfrentar resistências. As informações são da CNN. 

Ainda segundo a CNN, Lula almoçou nesta quarta-feira (24), com o ministro Alexandre de Moraes e o ministro da Justiça, Flávio Dino, no Planalto. O tema da conversa foi a indicação dos dois novos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em outubro deste ano, a ministra Rosa Weber vai se aposentar e o presidente fará uma nova indicação para o STF.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp