Política
Publicado em 10/01/2025, às 11h02 Cadastrado por Daniel Serrano
A ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), divulgou uma nota à imprensa para negar as acusações feitas pela nova gestão, liderado Débora Régis (União Brasil), que assumiu o comando da cidade em 1º de janeiro de 2025.
Na última terça-feira (7), Débora Régis acusou a gestão da petista de ter deixado um rombo para a atual gestão. Segundo a nova prefeita, a antecessora teria recebido cerca de R$15,7 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), mas não pagou o salário do mês dos professores.
No entanto, Moema rebate as falas de Débora Régis e garantiu que seu compromisso com a verdade e com a ética e classifica as denúncias como “inverídicas”.
Confira nota completa:
“A ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, afirma que são inverídicas as supostas denúncias feitas pela atual gestão que passou a gerir o município a partir de primeiro de janeiro de 2025. Como se faz oportuno, reafirmando o compromisso com a verdade e a ética, vem elucidar os fatos distorcidos propositalmente pela oposição.
A gestão anterior utilizou o recurso do FUNDEB dentro da legalidade, efetuando pagamentos do que é permitido com o recurso do Fundo. E assim pagou:
A denúncia feita pela gestão atual que recursos do FUNDEB foram usados pra pagar rescisões de pessoas próximas à Moema não procede, é uma grande mentira. A falsa denúncia demonstra inclusive um desconhecimento sobre a utilização do Fundo. Uma vez que os recursos do FUNDEB, pela Lei, só podem ser usados na folha de pessoal se for pra pagar servidores efetivos e que estejam atuando no setor Pedagógico. Então se sequer foram demitidos não tem porque ter usado o recurso do FUNDEB. Portanto, não foram usados os Recursos do FUNDEB pra pagar rescisões nem de efetivos, muito menos de pessoas “próximas” a Moema.
Vale salientar que a então prefeita Moema Gramacho não recebeu o salário de dezembro. Ela não autorizou pagar o salário dela, nem autorizou a pagar rescisões de pessoas próximas, como tentam induzir nas denúncias. E os documentos que comprovam isso estão disponíveis pra gestão atual, a quem interessar possa e pros órgãos de controle.
O que se pode constatar pela imprensa e redes sociais é que a atual gestão cria uma narrativa de desqualificação, difamação e calúnia com relação a gestão e gestora anteriores, sem a responsabilidade de se informar corretamente dos dados e fatos. Fica evidente que pretende é acusar a gestão enterior, mesmo sem provas, pra desgastar a imagem da mulher política Moema Gramacho e da gestão do PT, num formato leviano e perverso que jamais deveria fazer parte do “jogo político”. No final, o resultado é uma falta de respeito com os eleitores e toda a população. Na política e na vida, pra que uma pessoa se destaque e seja uma “legisladora” ou uma “executiva” respeitadas, não é preciso difamar a imagem ou tentar apagar a história de ninguém. Muito menos de alguém que sempre teve suas prestações de contas aprovadas demonstrando assim ao longo de 4 vitórias e 4 mandatos de prefeita, além dos 3 mandatos de deputada estadual e também meio mandato de deputada federal (pois renunciou pra atender ao chamado do povo de voltar a ser prefeita) total compromisso e conduta ilibada no exercício das missões designadas pelo povo de Lauro de Freitas e da Bahia.
O fato comprovado é que as gestões de Moema Gramacho fizeram uma verdadeira transformação na cidade de Lauro de Freitas. Mesmo tendo encontrado a cidade em condições precárias em 2005 (primeira gestão Moema quando venceu o grupo político de João Leão que geria o município, na época) e, posteriormente, em 2017 (quando Moema assumiu o terceiro mandato) sucedendo Marcio Paiva, então prefeito ligado ao grupo de João Leão, na época, Moema e sua equipe não ficaram no papel confortável da crítica, arranjando desculpas e culpados. O caminho foi arregaçar as mangas e trabalhar muito pra colocar a cidade em ordem e fazer muito mais ainda.
Para que o apagamento dos feitos não sejam concretizados pela perversa e caluniosa narrativa da oposição política, vale neste momento destacar algumas das grandes realizações executadas em Lauro de Freitas nas gestões de Moema Gramacho:
Por fim, vale novamente salientar que Moema não encontrou heranças positivas de gestões anteriores, encontrou sim foram muitas dificuldades, mas preferiu não ficar desgastando os gestores anteriores e foi trabalhar duro pra mostrar do que era capaz. Entretanto, a nova gestão está herdando recursos pra construção de inúmeros equipamentos conquistados por Moema junto ao presidente Lula, oriundo do PAC NOVO, tais como:
Alguns desses recursos não foram usados pela gestão anterior porque houve atraso no repasse ao município, sem tempo hábil para fazer licitações, ficando então para a nova gestão executar.
Isto só reafirma o compromisso de Moema com o município e o povo de Lauro de Freitas, pois independente de quem faça a obra, o que importa é que os munícipes possam usufruir dos benefícios da melhor forma”.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube:
Classificação Indicativa: Livre
Cinema em casa
Imperdível
som poderoso
famoso copo
Super descontos