Política

Moradores de Buracão participam de audiência pública na CMS; assista

Tácio Caldas / BNews
Audiência pública aconteceu no Centro de Cultura da CMS  |   Bnews - Divulgação Tácio Caldas / BNews
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 13/03/2024, às 15h52


FacebookTwitterWhatsApp

Mais uma audiência pública para tratar dos impactos da construção de três espigões na praia do Buracão foi realizada pela Câmara Municipal do Salvador (CMS). O evento, que contou com a adesão de diversos moradores da localidade e da região do Rio Vermelho, foi realizado no Centro de Cultura da CMS. Essa audiência aconteceu na manhã dessa quarta-feira (13).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Além de discutir e apresentar motivos para que o legislativo atue para evitar a construção das torres, a audiência também foi utilizada para tratar do Projeto de Lei (PL) 318/2023. Esse PL é de autoria do vereador e presidente da Casa Legislativa, Carlos Muniz (PSDB). Estiveram no evento, além de moradores, manifestantes e membros do SOS Buracão, a vereadora Marta Rodrigues (PT), Randerson Leal (PDT), Sidininho (Podemos) e Silvio Humberto (PSB). Por conta de outra agenda, Muniz não compareceu ao evento.

DEBATE

Durante as discussões, o arquiteto e urbanista Daniel Passos, membro do SOS Buracão, apresentou uma prévia do que poderia vir a ser os efeitos da construção dos espigões. De acordo com ele, é aprovar a construção dos espigões será “uma mudança brusca” frente ao que já existe no local.

Foto: Reprodução / Apresentação Arquiteto e Urbanista Daniel Passos
Foto: Reprodução / Apresentação Arquiteto e Urbanista Daniel Passos
O sombreamento foi um dos argumentos que eu apresentei, porém, a principal questão, de fato, é a gente observar que a Rua do Barro Vermelho, juntamente com a Rua do Mirante, ela já tem um estágio avançado de urbanização, ela já tá ocupada na sua maior. E que a proposta dos dois prédios de 15, 16 andares, na face de uma rua onde temos edifícios de até dois pavimentos para cima em relação ao nível da rua, é uma mudança brusca que interfere espacialmente, socialmente, economicamente e ambientalmente. Então, eu apresentei a situação atual que já temos de consolidação urbana, onde já tem um prejuízo da insolação na praia, portanto existe sombra na praia com os pequenos. Se já está prejudicado com pequenos prédios, imagine prédios que sobem três vezes mais, quatro vezes mais a relação de pavimentos. Não temos dúvidas de que será um sombreamento muito mais devastador", disse Passos

Apesar do tema ainda levantar preocupações, o presidente do SOS Buracão, Miguel Sebhe, comemorou os avanços conquistados até o momento. "Se eu tivesse que botar numa escala de 1 a 10, eu daria nota 9, só porque eu não gosto de chegar à perfeição. Nós tivemos aqui uma apresentação excelente. O Daniel explicou direitinho o que pode acontecer na praia do Buracão [...]. A questão ficou muito clara: ou você quer um desenvolvimento sustentável, ou você quer um desenvolvimento canibal e aloprado. Nós temos 22 votos pela frente agora, que nós vamos ter que conquistar. Dos 43 vereadores, nós precisamos de 22", comentou Sebhe.

CONFUSÃO NA CMS

Apesar da audiência ter transcorrido com certa tranquilidade, ao final do evento, uma confusão foi observada no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal do Salvador. Um manifestante havia pedido oportunidade de fala, mas o vereador Sidininho não concede. Devido a isto, esse mesmo manifestante, chamou o parlamentar de “covarde”.

RESULTADO

Nenhum martelo foi batido sobre a situação dos espigões na audiência pública realizada nessa quarta-feira (13). Apesar disso, o edil e presidente da comissão que trata desse assunto, manifestou a realização de uma visita à praia do Buracão. A intenção era que a visita ocorresse no dia 22, mas devido a impossibilidade da participação da vereadora Marta Rodrigues, de alguns membros do SOS Buracão e de moradores da região, a data da visita ficou indeterminada. Tudo ficou na pendência da disponibilidade de participação da petista e dos demais que ficariam ausentes.

Assista ao Radar BNews da última terça-feira (12):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp