Política

Moraes diz que Polícia Federal apresentou "provas robustas" de planejamento de golpe de Estado

Carlos Moura / STF
Para Moraes, há elementos que mostram que um "grupo criminoso" atuou para efetuar ruptura institucional  |   Bnews - Divulgação Carlos Moura / STF

Publicado em 16/02/2024, às 12h29   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, disse que a Polícia Federal apresentou "provas robustas" de um "processo de planejamento e execução de um golpe de Estado" em relação à operação da última semana, realizada contra ex-ministros do governo Bolsonaro e ex-comandantes do Exército.

Para o ministro, que respondeu pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), há elementos que mostram que um "grupo criminoso" atuou de forma "coordenada e estruturada" para efetuar uma ruptura institucional.

A Operação Tempus Veritatis investiga uma tentativa de golpe de Estado para manter Jair Bolsonaro na Presidência após ser derrotado por Lula nas eleições de 2022. Moraes esclareceu que não impediu o contato entre advogados, mas apenas que eles sirvam de intermediários para os investigados. Sobre a operação, Moraes declarou que a representação apresentada pela PF foi "devidamente amparada por robustos elementos de informação".

"A representação policial, devidamente amparada por robustos elementos de informação, indica o funcionamento de um grupo criminoso que, de forma coordenada e estruturada, atuava nitidamente para viabilizar e concretizar a decretação de medidas de ruptura institucional. A Polícia Federal aponta provas robustas de que os investigados concorreram para o processo de planejamento e execução de um golpe de Estado", escreveu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp