Política

Moraes manda PF identificar quem usou o X durante bloqueio; saiba se você será multado

Divulgação
Alexandre de Moraes e Elon Musk travam queda de braço na Justiça  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

henrique.brinco@bnews.com.br

Publicado em 19/09/2024, às 18h44



O ministro Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal identifique quem fez "uso extremado" do X (antigo Twitter) após bloqueio realizado no dia 30 de agosto. Poderá ser aplicada multa de R$ 50 mil para quem desobedecer a ordem.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO BNEWS NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

A determinação é que a PF notifique quem está usando a plataforma de Elon Musk para, em caso de desobediência, aplicar a punição. Na decisão anterior do integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), ele havia estabelecido o pagamento de R$ 50 mil para quem usando VPN (rede virtual privada).

"DETERMINO à Polícia Federal que proceda ao monitoramento de casos extremados do uso do ‘X’, para que, identificado o usuário, seja, em um primeiro momento, notificado da decisão desta SUPREMA CORTE que suspendeu a referida plataforma, dando margem a que, mantido ou reiterado o comportamento, a multa seja aplicada", diz determinação encaminhada à PF.

Não há uma especificação sobre o que são os "casos extremados". Contudo, vale ressaltar que uma série de políticos bolsonaristas continuaram postando na rede social, mesmo após a decisão judicial. Investigadores já começaram a averiguar publicações feitas a partir do Brasil.

Mais cedo, o X anunciou que  tinha contratado os advogados André Zonaro Giacchetta e Sérgio Rosenthal, de São Paulo, para representar a rede social em processos na Corte. Moraes, então, deu 24 horas para a empresa formalizar a reativação das atividades no Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)