Política

Moro prepara investida caso Lula indique advogado pessoal ao STF

Marcelo Camargo / Ag. Brasil
Cristiano Zanin, que atuou na defesa do petista na Lava Jato, é o favorito para a vaga na Corte  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Ag. Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 23/03/2023, às 08h36



O senador Sergio Moro (UB-PR) tem um plano caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) opte pelo nome do seu advogado, Cristiano Zanin, para a próxima vaga do Supremo Tribunal Federal (STF). As informações de Bela Megale, em sua coluna no jornal O Globo.

De acordo com a publicação, caso Lula de fato indique Zanin, Moro pretende se articular com aliados no Senado para que o advogado tenha uma sabatina “rigorosa” na Casa. A ideia do ex-juiz é utilizar temas específicos para desgastar Zanin. 

No entanto, Moro vem dizendo a aliados que não tem “nada pessoal” contra o advogado de Lula. O senador garante que a sua eventual postura mais rígida com Zanin seria “seu dever como parlamentar”. 

O Senado Federal é o responsável por aprovar a indicação da presidência da República para uma vaga no STF. 

Atualmente, Zanin é o favorito para assumir a vaga na Corte deixada por Ricardo Lewandowski, que deve se aposentar entre abril e maio.

Na última semana, Moro usou as redes sociais para questionar a falta de "impessoalidade" na eventual indicação de Cristiano Zanin ao STF.

Moro e Zanin tiveram alguns embates no período em que o advogado atuava na defesa de Lula nos processos contra o presidente no âmbito da Lava Jato, que tinha o senador como  juiz responsável pela operação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp