Política

MPF pede que Damares e União indenizem população do Marajó por fake news; entenda

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
ex-ministra de Bolsonaro, Damares espalhou fake news envolvendo um suposto abuso sexual e torturas às crianças  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 12/09/2023, às 13h41 - Atualizado às 14h05   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A senadora Damares Alves (Republicanos) e a União foram denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) em uma ação civil pública que pede a indenização da população do Marajó, no Pará, em R$ 5 milhões. O motivo é por conta de uma fala da ex-ministra em um culto evangélico, durante as eleições de 2022, com falsas informações envolvendo um suposto abuso sexual e torturas às crianças no estado.

O órgão pede que a União e a ex-ministra sejam condenados ao pagamento de R$ 5 milhões, sendo metade do valor para cada réu, por danos sociais e morais coletivos, a serem revertidos em favor de projetos sociais destinados à região do arquipélago.

A União foi condenada também a elaborar, divulgar e executar imediatamente um plano de ações, com políticas públicas reais para a região, para concretização das metas pretendidas no programa Cidadania Marajó, novo "Abrace Marajó".

As medidas, segundo o MPF, devem ser implementadas sem prejuízo das ações já programadas.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp