Política

Fazendas na Chapada Diamantina são invadidas pelo MST após eleição de Lula; saiba detalhes

Juliana Adriano/MST
Membros do MST afirmaram que eleição de Lula melhora cenário para reforma agrária  |   Bnews - Divulgação Juliana Adriano/MST

Publicado em 17/11/2022, às 17h02 - Atualizado às 17h07   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O Movimento dos Sem Terra (MST) anunciou a invasão de propriedades privadas (fazendas) em diversas regiões do País, incluindo a região da Chapada Diamantina, na Bahia.

As invasões vem ocorrerrendo, de acordo com a revista Ceará, desde o resultado das eleições presidenciais, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No último final de semana, 100 famílias invadiram a Fazenda Gentil, no município de Maracás, a 350 quilômetros de Salvador. No domingo (13), especificamente, 150 famílias invadiram a Fazenda Redenção, a 320 quilômetros da capital baiana, nos municípios de Planaltino e Irajuba.

O movimento já havia avisado que as ocupações de terras seriam retomadas com a eleição de Lula à Presidência da República. As famílias que invadiram as fazendas, diz o MST, viviam nas periferias das cidades e estariam “passando dificuldades”.

O grupo anunciou que já se organiza para a produção de alimentos e construção dos barracos para moradia nas áreas invadidas.

As lideranças dos sem-terra já avisaram que a eleição de Lula representa a retomada das invasões para fins de reforma agrária. Durante os governos do petista, foram realizadas 1.968 invasões de fazendas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp