Política

Mudança na estrutura do governo Lula tira sono de Simone Tebet; entenda

Ricardo Stuckert / PR
Simone Tebet terá que tratar da sucessão no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 24/07/2023, às 09h30   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, vai precisar tomar uma decisão importante nos próximos dias. A partir de desta segunda-feira (24), ela terá que tratar da sucessão no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Existe a pretensão do presidente Lula (PT) de nomear o economista Marcio Pochmann para presidir o instituto, que está sob o comando de um interino desde janeiro.

Segundo O Globo, o nome de Pochmann passou a circular no Palácio do Planalto há algumas semanas e sua indicação está sendo atribuída a Paulo Okamotto, presidente da Fundação Perseu Abramo, do PT, e amigo de décadas de Lula.

Tebet ainda não se posicionou sobre a indicação de Pochmann. Ela e o Lula terão uma reunião hoje, às 16h, em que a sucessão no IBGE provavelmente será discutida.

Marcio Pochmann fez parte da equipe de transição para o governo Lula, já presidiu a Fundação Perseu Abramo, do PT, o Instituto Lula e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp