Política
por Anderson Ramos
Publicado em 24/03/2026, às 09h28
Os professores da rede municipal de Salvador vão paralisar as atividades nesta quarta-feira (25). A categoria vai realizar uma passeata que terá início às 10h na Praça da Piedade, com destino à Praça Municipal.
Em entrevista ao programa Giro Baiana da Rádio Baiana FM (89,3 FM), o presidente da APLB-Sindicato, Rui Oliveira, explicou que o motivo da manifestação é por causa do não cumprimento de acordos da Prefeitura de Salvador. O sindicalista frisou que se trata de uma “advertência”, sem indicativo de greve.
“É uma paralisação e um dia de protestos. O prefeito assinou um acordo, não cumpriu o acordo, mas está encaminhando uma mesa de negociação. Então é uma advertência que ficou decidida na última assembleia”, disse Rui.
“O acordo previa a climatização de todas as escolas até dezembro do ano passado e nem na metade chegou. As escolas que não têm ar-condicionado estão em um calor insuportável e prejudicam o aprendizado dos alunos e a saúde do trabalhador. O prefeito também extinguiu duas gratificações e queremos saber quando elas serão retomadas. Além de outras questões”, detalhou.
No ano passado a categoria deflagrou uma greve que durou mais de 60 dias. A principal reivindicação dos professores era o pagamento do piso nacional da categoria, fixado em R$ 4.867,77 pelo Ministério da Educação (MEC), em 2025.
Ainda durante o ato, será realizada a “Feira Master”, com uma série de denúncias contra o banco que fraudou o sistema financeiro. “Estaremos denunciando todas as falcatruas que estão acontecendo e cobrando a responsabilidade e justiça para aqueles que roubaram o dinheiro e precisam ser punidos, custe o que custar”, pontuou.
Classificação Indicativa: Livre
copa chegando
Super desconto
Som perfeito
Cinema em casa
Qualidade JBL