Política

Novo PAC Seleções: Rui Costa revela critérios para escolha de municípios; veja vídeo

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Os números totais do Novo PAC Seleções foram divulgados na manhã desta quinta-feira (07), em Brasília  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 08/03/2024, às 07h55


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), detalhou os critérios de escolha dos municípios contemplados pelo Novo PAC Seleções, programa que investe em novas obras para a população de todas as cidades brasileiras.

Os números totais do programa foram divulgados na manhã desta quinta-feira (07), em Brasília. De acordo com o ex-governador da Bahia, R$ 23 bilhões foram destinados somente para os municípios, o que vai refletir em 6.778 obras para 3.270 municípios brasileiros. 

“Muita gente tem perguntado sobre os critérios. O critério na creche. Quais são os municípios que estão mais distantes da meta do Plano Nacional de Educação? Estes municípios tiveram prioridade. Na escola de tempo integral, idem. Na maternidade e na escola de parto. Onde estão as regiões com piores assistências aos partos? Essas regiões foram as priorizadas. Tiveram muitas regiões que precisavam, quais foram as selecionadas? Foram aquelas que tiveram os priores indicadores econômicos e sociais e os municípios com piores receitas per capita. Buscando fazer justiça e equidade no tratamento dos municípios”, disse o petista.

Dos 416 municípios baianos inscritos, 335 foram contemplados. A Bahia se destaca nesse cenário, recebendo investimentos do Governo Federal para a realização de 716 obras.

Esses empreendimentos visam aprimorar o acesso a serviços essenciais, como saúde, educação, esporte e cultura. Os benefícios se estenderão a mais de 12,7 milhões de baianos, representando 90% da população do estado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp