Política

Novo presidente do STM dá declaração polêmica sobre as Forças Armadas; veja

Reprodução/STM
Joseli Camelo, novo presidente do STM, falou sobre as Forças Armadas em entrevista nesta quinta-feira (16)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/STM

Publicado em 16/03/2023, às 20h00   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O novo presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Joseli Camelo, deu uma polêmica declaração sobre as Forças Armadas, nesta quinta-feira (16), mesmo dia em que tomou posse no cargo.

Segundo ele, Exército, Marinha e Aeronáutica não são poder moderador e que é importante, para a manutenção do Estado de Direito, que a decisão final em questões jurídicas seja do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em entrevista à GloboNews, Camelo foi questionado sobre o artigo 142 da Constituição Federal, que foi bastante invocado por bolsonaristas para afirmar que cabe às Forças Armadas moderar os poderes constitucionais.

Como resposta, ele disse que a garantia da lei e da ordem, prevista pelo artigo, não cabe apenas às Forças Armadas, e que a medida deve ser usada de forma excepcional, apenas em situações extremas.

“Não está na Constituição que nós [militares] temos de manter os poderes sob a nossa tutela, não está em lugar nenhum”, disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp