Política

"O Município não faz o seu dever", dispara Jerônimo Rodrigues sobre problemas com regulação

Reprodução / Metro 1 / YouTube
Governador criticou gestões municipais que não contribuem com a regulação em uma entrevista à Rádio Metrópole  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Metro 1 / YouTube
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 20/12/2023, às 09h08 - Atualizado às 09h59


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) abriu o jogo sobre o sistema de regulação na Bahia e detonou problemas encontrados em alguns municípios baianos. A fala do chefe do executivo estadual aconteceu durante uma entrevista ao Metro 1. Na ocasião, o gestor explicou como funciona o sistema da regulação e criticou quem 'não faz o seu dever'.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Em sua fala, Jerônimo Rodrigues citou dois munícipios da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Apesar disso, as críticas também foram destinadas a outras prefeituras que também não tem contribuido positivamente com a regulação.

Em Feira de Santana, que é um município rico, que tem condições de ter um hospital municipal, de ter UPA, uma UBS, e não tem, quando [a gente] chega em Camaçari e não tem um hospital municipal que dê conta, não tem UPAs suficiente. Então uma pessoa que sente uma dor e não tem UPA, vai para o hospital. Tá errado, não? A pessoa está desesperada. Toda vez que precisar encher de gente, bota para dentro, bota uma maca, uma cadeira. Eu não vou deixar fora [do hospital]. Eu não vou ficar perguntando se o prefeito fez ou não fez. Bota para dentro e cuida. Mas onde acontece isso é porque o município não faz o seu dever. É porque não preparou", disparou o governador.

Novo hospital

Além do novo Hospital Ortopédico da Bahia (Hoba) que terá administração da rede Einstein, outra unidade será inaugurada no interior do Estado. Trata-se do Hospital Regional Costa das Baleias que ficará em Teixeira de Freitas.

Nós vamos entregar em fevereiro ou março o maior hospital que o extremo sul já viu, o [Hospital Regional] Costa das Baleias. Aquela região inteira vai ter serviços de oncologia, tratamento de câncer, de coração, problemas de rins, tudo isso. Quem mora em Murcuri, em Itanhém, em Lajedão, em Jucuruçu, tinha que vir para Salvador ou Itabuna. Não virá mais, será lá o tratamento. Essas pessoas terão que ser tratadas lá, a não ser que seja algo muito extremo. Então a regulação é uma prioridade nossa", destacou Jerônimo Rodrigues.

Como funciona a regulação

Ainda na entrevista, o governador explicou como funciona todo o sistema de regulação praticada na Bahia. De acordo com ele, o sistema trabalha de acordo com demanda e oferta. "Se tem alguém em Ipiaú com problemas e precisando de um atendimento e eu tenho uma vaga em Conquista, eu levo para lá. Então eu mobilizo as forças, onde tem demanda e onde tem oferta. A regulação é esse conceito, é inteligente e nós vamos continuar com o sistema de regulação porque é importante", explicou Jerônimo Rodrigues.

O governador ainda lembrou quando o sistema foi criado. "Quando o Jaques Wagner (PT) criou o conceito e a estratégia de regulação era porque, naquele momento, em 2007, 08, 09 e 10 a gente não tinha uma estrutura na Bahia de oferta de serviço na área de saúde", detalhou o chefe do executivo baiano.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (15):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp