Política

O número um? Saiba a avaliação de Lula sobre Rui Costa

Ricardo Stuckert / PR
Presidente da República mantém confiança total no baiano que é ministro da Casa Civil  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 31/12/2023, às 08h30 - Atualizado às 08h50


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Rui Costa (PT), ex-governador da Bahia, passou o ano sendo visto como braço direito do presidente Lula (PT). Ao longo de 2023 muitas polêmicas foram observadas e o nome de Rui esteve no meio da maioria delas. Em março desse ano, por exemplo, o ministro foi criticado pelo Congresso e integrantes do governo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Mesmo se desculpado pelos 'erros', em vários outros momentos, Rui Costa viu o seu nome ser ligado aos problemas internos no governo de Lula. Em maio, um incômodo de aliados de Lula quase levou ao ministro perder 'poderes' no governo. Inclusive, em julho, o ex-governador esteve envolvido em uma possível mudança de cargo dentro do governo petista

Mas tudo não passou de 'ruídos' durante o primeiro ano da terceira gestão do presidente da República. Entre outubro e dezembro desse ano, Rui mostrou o tamanho da confiança que Lula tem nele. Isso porque o ex-governador da Bahia foi consultado pelo presidente antes de uma tomada de decisão imporante e também acabou sendo destacado como o ministro de maior acesso à Lula.

O fato é que Rui Costa tem se mostrado cada vez mais o número 1 de Lula, o ministro preferido do Presidente da República. Inclusive, nas enxurradas de problemas e críticas recebidas pelo ministro em 2023, Lula sempre o defendeu.

De acordo com o colunista Lauro Jardim, do Jornal o Globo, isso tem um motivo. Lula tem se apagado ao argumento de que o ministro da Casa Civil é aquele que precisa ser mais firme. Isso porque, Lula entende que Rui é aquele que precisa dizer 'não' para as ideias muitas vezes 'malucas' dos colegas de Esplanada.

Assista ao Radar BNews da última quinta-feira (28):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp