Política

O que falta para a federação PP e União Brasil sair do papel?

Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Diante do impasse, o Avante, que inicialmente também faria parte da federação, decidiu se retirar  |   Bnews - Divulgação Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Publicado em 07/03/2023, às 06h41   Cadastrado por Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar do longo período de negociação, alguns entraves ainda impedem a federação entre o PP e o União Brasil. Divergências políticas em diretórios de sete estados brasileiros são apontadas como as principais dificuldades para o projeto sair do papel.

Diante do impasse, o Avante, que inicialmente também faria parte da federação, decidiu se retirar, após ser impedida de ter o comando do diretório em Minas Gerais. Já entre o PP e o UB as desavenças prevalecem e o acordo está longe de ser concretizado.

Apesar das reclamações de integrantes dos partidos, o deputado federal Elmar Nascimento (UB) garantiu à Folha de São Paulo que a federação sai nos próximos dias. “Está avançando. Fechamos em 15 dias”, disse.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta segunda-feira (6) que a federação entre seu partido e o União Brasil é uma etapa para a fusão entre as duas siglas. O parlamentar ainda ver a movimentação como natural depois da reforma política de 2017, que dificultou o acesso ao Fundo Partidário e ao Fundo Eleitoral.

“Se deve pensar bastante antes de fazer, mas se o meu partido e o União Brasil chegarem a um acordo de governança de que a federação será compatível para os dois partidos, depois de duas eleições ou quatro anos, sair dela vai se tornando cada vez menos provável”, disse Lira durante evento da Associação Comercial de São Paulo.

Caso a federação entre os partidos seja formada, juntos PP e União Brasil teriam a maior bancada do Congresso Nacional, com 108 deputados, superando inclusive o PL que possui 99 e a federação do PT, PC do B e PV, que soma 81.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp