Política

OAB faz pedido "sensível" ao STF sobre bolsonaristas presos nos ataques de Brasília; saiba qual

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Pedido da OAB consta em documento encaminhado ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 11/02/2023, às 19h44   Cadastrado por Yuri Abreu



A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) fez um pedido "sensível" ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os bolsonaristas presos no dia 8 de janeiro, em Brasília, durante os ataques terroristas as sedes dos Três Poderes.

O pedido da entidade consta em um documento que foi enviado ao ministro da Corte, Alexandre de Moraes. Nele, segundo o G1, a Ordem, através do seu Conselho Federal e da Seccional do DF, pede que os detidos sejam transferidos para prisões em seus estados de origem.

Conforme a OAB, é “preocupante a situação vivenciada no sistema prisional do Distrito Federal”. O argumento é que aumento no número de presos causa atraso em procedimentos administrativos, atendimentos entre advogados e clientes, e de saúde, além de impactar os cofres públicos do DF.

Ademais, também de acordo com a instituição, o crescimento “abrupto da massa carcerária causou o aumento no número de atendimentos de saúde e de advogados, de escoltas e de outras rotinas carcerárias". A OAB afirma que o atendimento de advogados aos presos ultrapassa "semanas, diante da intensa procura dos profissionais à unidade prisional”.

Procurado pela publicação para falar sobre o assunto, o STF ainda não se manifestou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp