Política

ONU quer que governo Bolsonaro divulgue em seus canais oficiais que Moro julgou Lula de forma parcial, aponta coluna

Foto: Reprodução
ONU declarou que julgamento de Moro contra Lula foi parcial  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução

Publicado em 28/04/2022, às 10h50 - Atualizado às 10h51   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU de declarar que Sergio Moro julgou Lula na Lava-Jato de forma parcial pode trazer uma determinação constrangedora ao governo Bolsonaro.

De acordo com a coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, o comitê, que foi acionado pela defesa de Lula, prescreve que o governo Bolsonaro deve traduzir e dar ampla publicidade em seus canais oficiais ao texto que será publicado ainda hoje.

Leia mais

Ou seja, ao menos nos sites oficiais de alguns ministérios, como o da Justiça, por exemplo, a decisão teria que estar disponível. No entanto, de acordo com a coluna, mesmo que a decisão seja tomada pela Onu, não há garantias de que o governo Bolsonaro irá cumprir a medida.

O governo de Jair Bolsonaro (PL) tentou impedir o julgamento de Lula (PT) pelo Comitê de Dieitos Humanos da ONU, segundo informações da Folha. Em novembro, a representação do Brasil na organização teria argumentado que os recursos que o ex-presidente poderia apresentar à Justiça brasileira ainda não tinham sido todos esgotados. Além disso, o petista já estava solto e uma parte das sentenças contra ele tinham sido anuladas.

Apesar da tentativa, os argumentos foram ignorados e o comitê da ONU concluiu que Lula foi julgado de forma parcial pelo ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), tendo seus direitos políticos também violados ao ser impedido de disputar as eleições presidenciais de 2018.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp