Política

Operação da PF contra desvios de cotas parlamentares mira deputados do PL

Arquivo / PF
PF deflagra operação para investigar desvio de cotas parlamentares por deputados do PL  |   Bnews - Divulgação Arquivo / PF
Yuri Pastori

por Yuri Pastori

yuri.pastori@bnews.com.br

Publicado em 19/12/2025, às 07h45



Os deputados Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Carlos Jordy (PL-RJ) são alvos de mandados de busca e apreensão de uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada nesta sexta-feira (19). A ação denominada Galho Fraco tem o objetivo de aprofundar as investigações sobre um esquema de desvio de recursos públicos de cotas parlamentares (recurso extra para cobrir despesas ligadas ao exercício do mandato).

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

As informações são da TV Globo. Segundo as investigações, os parlamentares teriam usado contratos falsos em locadoras de veículos para desviar os recursos e promover a lavagem de dinheiro.

A operação é um desdobramento da operação Rent a Car, deflagrada em dezembro do ano passado. A ação apura os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Nas redes sociais, o deputado Carlos Jordy disse que é vítima de "perseguição" e que a operação ocorreu no dia do aniversário da filha. O portal G1 tentou contato com os parlamentares e ainda não teve retorno.

São cumpridos sete mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e no Rio de Janeiro. A determinação é do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)