Política

Órgãos do RS rebatem Alexandre Garcia após associar tragédia no estado ao PT

Reprodução/YouTube
Alexandre Garcia afirmou que comportas construídas pelo PT que foram rompidas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube

Publicado em 12/09/2023, às 08h33   Filipe Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Órgãos de controle e fiscalização do Rio Grande do Sul afirmaram que as represas no Rio das Antas não possuem comportas. O posicionamento rebate o argumento do jornalista Alexandre Garcia ao afirmar que a tragédia não foi causada "só pela chuva" e associou a situação ao governo do PT.

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Rio Grande do Sul informou que “não há evidências de que as barragens tenham influenciado no agravamento da enxurrada”. A Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) ressaltou que a água excedente passou por cima das barragens, sem nenhum tipo de liberação mecânica.

O jornalista Alexandre Garcia entrou na mira da Advocacia-geral da União (AGU) depois que ele responsabilizou as mortes provocadas pelo ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul na semana passada ao governo do PT. 

A declaração foi dada no programa “Oeste Sem Filtro”, da Revista Oeste, na última sexta-feira (8). Na oportunidade, ele disse que era “preciso investigar, porque não foi só a chuva” que causou enchentes no Rio Grande do Sul.

“No governo petista foram construídas, ao contrário do que recomendavam as medições ambientais, três represas pequenas, que aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo. Isso causou uma enxurrada”, afirmou o ex-repórter e comentarista da TV Globo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp