Política

Otto Alencar revela conversa em que disse “não” a Lula; entenda

Paulo M. Azevedo / BNews
Senador do PSD contou bastidor de conversa com Lula, Rui Costa e Jaques Wagner  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo / BNews
Lula Bonfim

por Lula Bonfim

[email protected]

Publicado em 18/08/2023, às 20h44


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Otto Alencar (PSD-BA) revelou nesta sexta-feira (18), durante o BNews Entrevista, o conteúdo de uma conversa histórica que teve, em 2022, com o então pré-candidato à presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na oportunidade, o parlamentar era apontado como provável candidato do grupo ao governo da Bahia.


“O presidente Lula me liga e diz: ‘Otto, vem aqui em São Paulo’. Aí vai eu, Wagner, ele, Rui, estava lá Gleisi Hoffmann. Quando eu cheguei lá no Instituto Lula, ele disse: ‘Chegou a noiva para o casamento. É você’. Eu disse: ‘presidente, eu não quero ser candidato a governador, não”, afirmou Otto.


“Eu disse a ele que não queria ser. Ele perguntou o porquê. Porque não era meu projeto, eu não queria mais ser Executivo”, complementou o senador.


Otto ainda contou que ficou triste por ter dito “não” a Lula, a quem ele diz que já sabia que seria novamente presidente da República, e avisou que apoiaria qualquer quadro indicado pelo PT para a disputa do governo estadual.


“Eu até senti muito, porque você dizer ‘não’ a um futuro presidente da República é meio complicado. Aí ele perguntou quem seria. [Eu respondi] ‘quem o senhor escolher, quem o senhor quiser, quem Rui quiser, quem Wagner quiser, eu apoio’”, contou Otto Alencar.


Na época, a candidatura de Otto ao governo da Bahia era dada como certa nos bastidores da política baiana, após o senador Jaques Wagner (PT) declinar da possibilidade. Entretanto, quando procurado pela imprensa, o senador sempre negava a possibilidade, repetindo insistentemente que buscava a reeleição ao Senado.


“Eu não queria ser candidato. Eu tinha sido secretário de Saúde, de Indústria e Comércio, de Infraestrutura, governador um ano e não queria mais ser Executivo. Eu estava no Senado, estava me achando útil ao meu estado e ao meu país, e queria continuar no Senado”, concluiu Otto Alencar.


A entrevista com o senador Otto Alencar pode ser conferida na íntegra no link abaixo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp