Política

Ouvidoria da Câmara vai pra cima de Prefeitura após extinção de linhas de ônibus

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Ouvidoria da Câmara de Vereadores é chefiada pelo edil Augusto Vasconcelos  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação/CMS

Publicado em 17/12/2022, às 17h14   Cadastrado por Vinícius Dias


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A Ouvidoria-Geral da Câmara Municipal de Salvador (CMS) abriu ofensiva contra o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), após a extinção de nove linhas de ônibus em Salvador. O fim das linhas foi anunciado pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e justificada com "o avanço do BRT" de Salvador.

Segundo a Semob, o objetivo da mudança é o de melhorar o atendimento aos usuários do Km 17, além de oferecer mais viagens durante o dia, reduzindo o tempo de deslocamento.

Com isso, segundo a Semob, quem tem a Estação da Lapa como destino deverá acessar o metrô na Estação Pituaçu ou na Estação Mussurunga. Os argumentos não foram bem recebidos pela Ouvidoria.

Ouvidor-Geral da Câmara e líder do bloco de oposição, Augusto Vasconcelos (PC do B) afirmou que vai solicitar, da Semob, os estudos técnicos que justificam a decisão.

Ele alega que a medida "deveria ser tomada consultando a sociedade. Sequer o Conselho Municipal de Transporte foi ouvido, não houve debate na Câmara. Quem tomou essa decisão não anda de ônibus e não conhece a dificuldade das pessoas terem que fazer diversas baldeações para chegarem a seu destino".

"Vamos protocolar documento formal pela Ouvidoria da Câmara para que os estudos econômicos e, principalmente, de impacto social sejam apresentados, se é que existem. A medida afeta a vida de milhares de pessoas e não podemos permitir uma decisão tecnocrática que não mensure os prejuízos à sociedade e até mesmo ao emprego dos rodoviários que trabalham no sistema", completou.

Os usuários que necessitam do transporte público para se locomover nos bairros de Alto do Coqueirinho, Ribeira e Santa Cruz e outros, devem ficar atentos às alterações e a quais veículos alternativos devem passar a usar, tendo como opção a integração.

No bairro de Santa Cruz, por exemplo, quem utiliza a linha 0710 – Santa Cruz x Aquidabã sentido Brotas, Barroquinha ou Campo da Pólvora, deverá utilizar uma das linhas com destino ao Itaigara e, de lá, integrar com outras opções que tenham estes locais como destino, como por exemplo as linhas 1614 ou 0125. Já para a região da Sete Portas e Ladeira dos Bandeirantes o usuário deve seguir até o supermercado Atakadão, na Avenida ACM, e integrar com a linha 0339 – Rodoviária Circular.

Já entre a Ribeira e a Boca do Rio também será modificado. Quem tem como destino a Avenida Bonocô, Ribeira ou Comércio deve utilizar a linha 0933 – Doron/Rio das Pedras x Praça da Sé e, na Rodoviária, integrar com outras opções que tenham estes locais como destino, como as linhas 0933, 0125, 0218, 1372 ou 1634. Para a Boca do Rio, o usuário deverá ir até o Terminal Acesso Norte com a linha 1145 e integrar com a 1158 ou 1158-01.

Os usuários das linhas 1622 – Alto do Cabrito/Boa Vista do Cabrito x Pituba e 1652 – São João do Cabrito x Pituba também devem ficar atentos às mudanças no atendimento. Em ambos os casos, os usuários devem integrar na Estação Pirajá com a 1347 – Estação Pirajá x Pituba, com destino ao Caminho das Árvores e Avenida Paulo VI, ou com a 1341 – Estação Pirajá x Barra 2 para o Itaigara e Avenida Manoel Dias da Silva.

Na Estação Mussurunga, duas linhas passarão por mudanças. São elas a 1051 – Estação Mussurunga x Barra 1 e a 1052 – Estação Mussurunga x Barra 2.

Em ambos os casos, o usuário deverá utilizar o metrô até a estação de transbordo mais próxima do seu destino e, de lá, integrar com o BRT ou outra linha de ônibus, como a 1230, na Rodoviária, para a Heitor Dias ou Sete Portas, 1144 no Terminal Acesso Norte para o Comércio, ou 0136 na Lapa para a Avenida Centenário.

Para substituir o atendimento das linhas 1018 – Alto do Coqueirinho x Campo Grande e 1076 – Alto do Coqueirinho x Metrô Imbuí foi criada uma nova linha, a 1017 – Alto do Coqueirinho/Km 17 x Metrô Pituaçu. A nova linha passará pela orla, que já era atendida por ambas as linhas, além de ampliar o atendimento da região do Km 17 ao direcionar os usuários para a Estação Pituaçu.

Classificação Indicativa: Livre

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