Política

Pacheco diz ser 'inadequada' e 'incoerente' discussão sobre aumento de vagas no STF

Roque de Sá/Agência Senado
Nas últimas semanas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu o aumento de vagas no plenário da Corte, de 11 para 16  |   Bnews - Divulgação Roque de Sá/Agência Senado

Publicado em 11/10/2022, às 18h41   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), avaliou nesta terça-feira (11) ser "inadequada" e "incoerente" a discussão sobre um aumento da quantidade de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nas últimas semanas, o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, defendeu o aumento no número de cadeiras no plenário da Corte, das 11 atuais para um total de 16.

"Me estranha muito neste momento, exatamente nesse momento, estar se discutindo um tema dessa natureza, a ampliação de estrutura do Poder Judiciário, em especial do Supremo Tribunal Federal. Me parece que isso é inclusive incoerente com a lógica dos que defendem uma redução da competência do Supremo", disse Pacheco.

E completou: "Portanto, me parece um momento inadequado para essa discussão. As discussões relativas a toda e qualquer reforma do Judiciário devem ser feitas com muita prudência, muita responsabilidade, envolvendo inclusive o Poder Judiciário. E algo que afete a estrutura do Supremo Tribunal Federal, é de bom alvitre também que se ouça ministros atuais, ex-ministros do Supremo, para saber o que verdadeiramente é bom para o país".

Bolsonaro admitiu ter recebido a sugestão de ampliar, de 11 para 16, o número de cadeiras no STF. Porém, nesta terça-feira, ao ser perguntado sobre o assunto durante evento na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, o presidente negou a intenção.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp