Política

Panorama Vitória da Conquista 2024: MDB vai tentar desbancar Sheila Lemos e quer PT na vice

Divulgação/Dinaldo Silva/BNews/Câmara Municipal de Vitória da Conquista
Vereadora Lúcia Rocha é o nome da vez do partido para as eleições municipais em Vitória da Conquista  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Dinaldo Silva/BNews/Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Publicado em 25/01/2023, às 14h30   Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O MDB, que ressurgiu das cinzas na Bahia após alguns anos de ostracismo, quer voltar ao poder em cidades específicas na Bahia e já tem, inclusive, pré-candidatura posta para a cidade de Vitória da Conquista. 

O partido tinha sob sua batuta duas das mais importantes prefeituras da Bahia: Feira de Santana, com Colbert Martins (MDB), e Vitória da Conquista, com Herzem Gusmão (MDB). No entanto, Herzem morreu em 2021, por consequência da Covid-19, e teve o posto assumido pela sua vice-prefeita, Sheila Lemos (UB). 

Antes aliados, agora o União Brasil e o MDB estão em campos opostos na Bahia, desde que a sigla indicou Geraldo Júnior como candidato a vice-governador ao lado de Jerônimo Rodrigues (PT). 

O MDB já lançou a vereadora Lúcia Rocha como pré-candidata do partido à Prefeitura de Vitória da Conquista. Ela está em seu oitavo mandato na Câmara Municipal da cidade e neste ano disputou uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ficando como primeira suplente. Ela alcançou 31.243 votos. 

"Vamos querer que o PT indique a vice. Vamos sentar à mesa com o espírito sempre de união da base. Depois, precisamos colocar que quem quer apoio, tem que apoiar também. E definir critérios, não é porque é de partido A ou B. É critério de base do governo. Vamos tentar esse consenso”, declarou o presidente de honra do MDB, Lúcio Vieira Lima, sobre a disputa em Vitória da Conquista. 

A atual prefeita Sheila Lemos deve concorrer à reeleição, com o apoio de lideranças do partido na Bahia. Em 2022, ela participou ativamente da campanha de ACM Neto ao Governo do Estado na região. 

Correndo por fora está o ex-prefeito e deputado estadual, Zé Raimundo (PT), eleito neste ano com 87.695 votos para a ALBA. Zé Raimundo foi o responsável por levar a eleição de 2020 em Conquista para o segundo turno contra Herzem Gusmão do MDB, hoje partido aliado da base petista. Ele ainda não confirmou pré-candidatura, mas tudo indica que volte a disputar a Prefeitura da cidade. 

No primeiro turno, ele saiu na frente da disputa com 47,63%, exatos 81.721 votos, contra 45,89%, 78.732 votos do emedebista. No segundo turno, o jogo virou e o petista viu Herzem vencer a eleição com 54,00% (97.364) votos, contra 46,00% (82.942 votos) que conseguiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp