Política

Panorama Vitória da Conquista 2024: Três nomes do PT devem disputar prévias; confira

Dinaldo Silva / BNews - Arquivo / BNews -  Divulgação / PT
Um dos nomes é o do deputado federal Waldenor Pereira  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews - Arquivo / BNews - Divulgação / PT
Edvaldo Sales

por Edvaldo Sales

[email protected]

Publicado em 13/04/2023, às 16h24


FacebookTwitterWhatsApp

Em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, alguns nomes já estão ganhando força e destaque para disputar as prévias da eleição municipal em 2024. A atual prefeita do município, Sheila Lemos (UB) - que pode ser desbancada pelo MDB -, já confirmou a pré-candidatura à reeleição, mesmo com a rejeição e o nome envolto em polêmicas. Já o PT ainda discute quem representará a sigla, mas três políticos da sigla já estão quase certos.

Um deles é o deputado federal Waldenor Pereira. De acordo com o site Políticos do Sul da Bahia, ele é escolhido pelo pela sigla – a qual governou a cidade de 1997 a 2016 – como pré-candidato a prefeito. Parece que a federação na cidade está no mesmo caminho. Outro nome lembrado para a disputa é o do deputado estadual Zé Raimundo Fontes, segundo sondagem do atual cenário político, feita pelo Blog do Sena.

Apesar de recusar ser candidato, Zé Raimundo – que foi o candidato do PT nas últimas duas eleições municipais – ainda é o quadro do PT mais lembrado pelo eleitor conquistense. De acordo com o apurado pelo Blog, Zé aparece à frente de Sheila Lemos. No primeiro turno de 2020, Zé ficou à frente de Herzem Gusmão com 81.721 votos contra 78.732. Porém, no segundo turno, sua votação aumentou timidamente, passando para 82.942, enquanto Herzem conseguiu ampliar para 97.364 votos.

Quem também está disposto a concorrer a prévia do partido para ser candidato a prefeito em 2024 é o vereador Alexandre Xandó. Ele foi o segundo mais votado na eleição de 2020. Em 2022, ele foi candidato a deputado federal e teve 29.801 votos, sendo que 18.230 foram em Vitória da Conquista, sendo o segundo mais votado da cidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp