Política

Para livrar Bolsonaro, Arthur Lira se oferece para resolver questão com Lula; confira

Foto: Reprodução/Instagram/@jairbolsonaro
Bolsonaro tenta se livrar de responsabilidade que tem com Lula  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução/Instagram/@jairbolsonaro

Publicado em 12/12/2022, às 11h25   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) se ofereceu para livrar seu aliado e atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), de uma missão que considera indigesta e vem fazendo de tudo para escapar.

Arthur Lira é o terceiro na linha sucessória da presidência. Logo, na ausência de Bolsonaro e do vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) é ele quem responde pela Presidência da República.

Bolsonaro não quer cumprir o tradicional rito da passagem de faixa da presidência porque se recusa a ceder para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito. Nos bastidores, ele chegou a cogitar uma viagem e deixar para Hamilton Mourão fazer a passagem no dia da posse de Lula.

Mourão, no entanto, afirmou que não irá fazê-la. Com isso, Arthur Lira tem dito, em conversas reservadas, que poderia cumprir a missão da passagem de faixa, segundo informações do portal Metrópoles.

Segundo o capítulo 2 do decreto 70.274, de 9 de março de 1972, o então presidente da República eleito, Lula, deve ser recebido à porta principal do Palácio do Planalto, pelo presidente Jair Bolsonaro, cujo mandato findou.

No artigo ainda consta que devem estar presentes na cerimônia os integrantes do antigo Ministério, como também os chefes dos Gabinetes Militar, Civil, Serviço Nacional de Informações e Estado-maior das Forças Armadas, além dos componentes do novo Ministério.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp