Política

Partidos antagonistas se unem em busca de comando em Assembleias; saiba mais

Marcos Oliveira/Agência Senado
Deputados petistas e do partido de Jair Bolsonaro, deixaram de lado os posicionamentos divergentes para dividir o comando nas Assembleias Legislativas  |   Bnews - Divulgação Marcos Oliveira/Agência Senado

Publicado em 05/02/2023, às 12h28   Cadastrado por Daniela Pereira



O antagonismo político-ideológico que se polariza com força nas campanhas eleitorais, rapidamente são deixados de lado quando o assunto envolve divisão de cargos. O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Liberal (PL), que protagonizaram uma rivalidade nesta última disputa presidencial se uniram em busca de comando em Assembleias Legislativas do país.

Segundo levantamento feito pelo Estadão, deputados petistas e do partido de Jair Bolsonaro, deixaram de lado os posicionamentos divergentes para dividir o comando nas Assembleias Legislativas. Ao todo, os partidos comandam 13 Casas Legislativas no país.

Em todos os casos, petistas e bolsonaristas compuseram a mesma chapa para conquistar ao menos uma vaga nas mesas diretoras.

O Estadão ainda traz como exemplo a Alerj (Rio de Janeiro), onde o deputado Rodrigo Bacellar (PL) foi eleito presidente da Casa com votos do PT, que recebeu a terceira-vice-presidência em troca, além da promessa de comandar comissões de destaque. A mesma dobradinha marcou a escolha em Minas Gerais e ainda pode se repetir em São Paulo.

Participar da Mesa Diretora significa ter mais cargos e poder tanto na condução dos trabalhos como nas decisões administrativas, e em contratos de terceiros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp