Política
O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, morto aos 89 anos na semana passada, pode ganhar uma homenagem em Salvador. A vereadora Marta Rodrigues (PT), apresentou um projeto de lei para batizar um logradouro público da capital baiana com o nome do carismático político.
A proposta foi protocolada nesta segunda-feira (19) pela petista e vai precisar passar pelo crivo da Câmara Municipal para se tornar realidade. Ainda não há informações do local que pode receber o tributo.
O ex-presidente uruguaio lutava contra um câncer de estômago desde 2024. Quando revelou a doença, Mujica afirmou que seu quadro era grave, devido ao tumor ter comprometido seu estômago. Segundo ele, a saúde já era debilitada antes da descoberta do tumor, visto que convivia com uma doença autoimune há cerca de 20 anos, que afetava seus rins.
José Alberto Mujica Cordano nasceu em Montevidéu, em 20 de maio de 1935. Durante a juventude, atuou como guerrilheiro, lutando contra o regime militar no Uruguai que teve início em 1973. Durante sua atuação no grupo de guerrilha Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros, participou de assaltos a bancos que tinha o objetivo de roubar da ditadura e dar aos pobres.
Durante a ditadura militar uruguaia, foi preso e torturado pelo regime, chegando a receber pena de morte. Ficou 14 anos preso, até que foi solto em 1985, após um decreto de anistia. Ao ser libertado começou a atuar na política, se tornando um dos fundadores do partido de esquerda Movimento de Participação Popular (MPP).
Sua primeira eleição foi para deputado, em 1994, na sequência chegando ao senado em 2005, e presidente em 2010.
Classificação Indicativa: Livre
Baita desconto
Cozinha Saudável
Bom e Barato
famoso copo
Cinema em casa