Política
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Opnus, em janeiro deste ano, revelou que a ampla maioria dos baianos desaprova os atos de 8 de janeiro de 2023 e acredita que os responsáveis devem ser condenados pela justiça.
Desaprovação dos atos
Segundo os dados, 80% dos entrevistados se posicionaram contra os atos de 8 de janeiro, enquanto 9% foram a favor e 10% não souberam ou não quiseram responder.
O repúdio é significativo, independentemente do posicionamento político, mas é ainda maior entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre os que votaram em Lula no segundo turno de 2022, 83% são contra os atos, enquanto 8% são a favor. Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 74% desaprovam os atos, mas 15% demonstraram apoio.
Punição aos envolvidos
A maioria dos baianos também acredita que os envolvidos nos atos antidemocráticos devem ser responsabilizados. O levantamento mostrou que 76% defendem a condenação dos envolvidos, enquanto 13% se opõem à punição e 11% não souberam ou não quiseram opinar.
Diferença entre gêneros
O cruzamento de dados revela uma maior inclinação das mulheres para a punição dos envolvidos: 79% das entrevistadas defendem a condenação, contra 73% dos homens. A oposição à punição é maior entre os homens (17%) do que entre as mulheres (9%).
Metodologia
Até 1 salário mínimo: 46%
De 1 a 2 salários mínimos: 20%
De 2 a 6 salários mínimos: 22%
Mais de 6 salários mínimos: 5%
Classificação Indicativa: Livre
Cupom de lançamento
Qualidade Stanley
Imperdível
Super desconto
Café perfeito