Política

Pesquisa para governo do Rio Grande do Sul mostra Onyx Lorenzoni e petista empatados

José Dias/PR
Levantamento do Instituto Atlas aponta que a disputa pelo governo do Estado será mais apertada que as eleições presidenciais no Sul  |   Bnews - Divulgação José Dias/PR

Publicado em 27/12/2021, às 09h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pesquisa realizada pelo Instituto Atlas, sobre as eleições para o cargo de governador do Estado do Rio Grande do Sul, mostra que Onyx Lorenzoni (DEM), ministro de Trabalho e Previdência do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), aparece empatado nas intenções de votos com o deputado estadual Edegar Pretto (PT). 

De acordo com informações da coluna do jornalista Guilherme Amado, do site Metrópoles, Lorenzoni está atrás de Edegar Pretto por 0,6%, o que, considerando a margem de erro, é um empate. Anteriormente, o ministro afirmou que se filiará ao PL, partido de Bolsonaro, quando a janela partidária permitir, a partir de 2022.

No final de novembro, Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, se filiaram à legenda presidida por Valdemar Costa Neto. A declaração de Lorenzoni foi dada na ocasião.

O levantamento realizado pelo instituto Atlas, com 1.001 pessoas entre 17 e 23 de dezembro, indica que, a depender dos gaúchos, a disputa pelo governo do estado será mais apertada e polarizada do que a disputa presidencial. 

No Rio Grande do Sul, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente de Bolsonaro com, em média, 15% em todos os cenários. A margem de erro do levantamento é de 3%.

Pesquisa realizada pelo PoderData, e divulgada no último sábado (25), aponta que 63% dos eleitores brasileiros desaprovam o governo Bolsonaro. Outros 30% aprovam, enquanto 7% não souberam avaliar a atual gestão. No comparativo com o mês passado, a reprovação teve alta de 7% em um mês.

O levantamento foi realizado entre 19 e 21 de dezembro. Antes disso, pesquisa do instituto Ipespe, divulgada no último dia 20 de dezembro, aponta que Lula tem vantagem em relação a Bolsonaro, bem como aos demais adversários.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp