Política

Petrobras troca presidente do conselho de administração

Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
O governo indicou o nome de Rodolfo Landim, atual presidente do Flamengo  |   Bnews - Divulgação Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Publicado em 06/03/2022, às 15h52 - Atualizado às 16h25   Juliana Barbosa


FacebookTwitterWhatsApp

Com o anúncio da saída do almirante Eduardo Bacellar Ferreira do cargo de presidente do Conselho de Administração, a Petrobras anunciou que Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, foi indicado para ocupar o cargo, confirmou neste domingo (6) o Ministério de Minas e Energia.

A eleição que vai definir o novo Conselho de Administração vai acontecer no dia 13 de abril.

Segundo nota da estatal enviada na noite de sábado (5), as indicações dos nomes de Landim e mais 7 pessoas vieram do Ministério de Minas e Energia, referentes aos conselhos de administração da Petrobras.

Ele deve substituir o almirante Eduardo Bacelar Leal Ferreira, que deixa o cargo alegando motivos particulares. A troca acontece em meio à pressão política sobre a Petrobras por causa do aumento dos preços dos combustíveis.

A decisão ocorre no momento em que a Petrobras enfrenta pressão de investidores para aumentar os preços dos combustíveis, já que o petróleo se aproximava de US$ 120 por barril. A empresa controla os preços da gasolina e do diesel no Brasil com mais de 80% da capacidade de refino do país.

Carreira

Landim é mais conhecido por comandar o Clube Regatas do Flamengo, porém, tem ampla experiência no setor de óleo e gás. Ocupou cargos de gestão na Petrobras por 26 anos, incluindo a presidência da Gaspetro e da BR Distribuidora.

Deixou a estatal para trabalhar com o empresário Eike Batista na mineradora MMX e na petroleira OGX, mas se desentendeu com ele antes da quebradeira do conglomerado.

Fundou então sua própria petroleira, a Ouro Preto Óleo e Gás que acabou vendendo para um grupo de investidores em fevereiro de 2020. Chegou a ser cotado para a presidência executiva da Petrobras em diversas ocasiões

Em novembro de 2021, Landim foi denunciado pela 10ª Vara Federal Criminal por prejuízos a um fundo de pensão. Além de Landim, foram denunciados Demian Fiocca, Nelson José Guitti Guimarães, Geoffrey David.

Segundo a denúncia do MPF, os acusados praticaram atos de gestão fraudulenta de instituição financeira equiparada ao aplicar os recursos do FIP Brasil Petróleo 1 na empresa americana DEEPFLEX INC.

Leia Mais: Acionistas dão aval a processo de privatização da Eletrobras

Uma semana depois do Tribunal de Contas da União (TCU) dar aval ao processo de privatização da Eletrobras, os acionistas autorizaram, nesta terça-feira (22), a venda da estatal.  De acordo com o TCU, a Eletrobras privatizada deverá pagar à União pela renovação dos contratos das 22 usinas hidrelétricas da empresa.

Desde julho do ano passado o presidente da República, Jair Bolsonaro, já havia sancionado a medida provisória que autorizou a venda da Eletrobras. A ideia do Governo Federal é transformar a estatal em uma empresa privada sem controlador definido, assim como ocorreu com a Embraer

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags