Política

PGR defende rejeição de recurso de Bolsonaro; entenda

José Cruz / Agência Brasil
Camapanha é contra multa aplicada pelo TSE ao ex-presidente  |   Bnews - Divulgação José Cruz / Agência Brasil

Publicado em 05/09/2023, às 09h02 - Atualizado às 09h07   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu a rejeição do recurso que pretende discutir uma multa aplicada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no Supremo Tribunal Federal (STF). A multa aplicada ao ex-chefe do executivo federal também contemplou o seu candidato à vice, Walter Braga Netto, e aconteceu devido a propagandas irregulares durante as eleições de 2022.

Essa defesa foi assinada pelo vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gonet. No entendimento dele, o recurso não pode ser aceito porque o pedido não atende aos requisitos do recurso extraordinário, que é o tipo de processo apresentado ao STF.

A multa se refere ao uso do site "LulaFlix", que foi criado e dedicado a promover críticas ao adversário de Bolsonaro na última disputa eleitoral. Devido a isto, o Superior Tribunal Eleitoral (TSE) decidiu pela aplicação de uma multa no valor de R$ 75 mil, inicialmente por irregularidades na propaganda.

Outro argumento utilizado o fator de que a campanha teria descumprido a decisão que impedia a promoção de um almento no alcance da referida página. Vale lembrar que isso é permitido por lei, mas apenas para promover candidaturas, e não para serem utilizadas contra adversários.

O que disse a defesa de Bolsonaro

Para os advogados da campanha de Bolsonaro, a aplicação da multa ofendia os princípios contitucionais, entre eles, o da Liberdade de Expressão. A defesa também considera que a referida chapa de Bolsonaro e Braga Netto, recebeu um tratamento diferente diante de outros casos semelhantes.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (4):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp