Política
por Daniel Serrano
Publicado em 21/03/2026, às 07h24 - Atualizado às 07h25
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o ex-ministro dos Direitos Humanos do governo Lula, Silvio Almeida, ao Supremo Tribunal Federal (STF) sob acusação de importunação sexual à ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. As informações são do jornal Folha de São Paulo.
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
De acordo com a publicação, a denúncia, assinada pelo procurador-geral, Paulo Gonet, foi apresentada em 4 de março. O processo corre sob sigilo e é conduzido pelo ministro André Mendonça.
No documento, a PGR diz que há indícios que respaldam o relato de Anielle. Entre os depoimentos que corroboram as declarações da ministra está o do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
O diretor-geral da PF participou de uma reunião de maio de 2023 na sede do Ministério da Igualdade Racial, na qual Silvio Almeida teria assediado Anielle. Segundo a PGR, o diretor-geral foi ouvido no caso e, segundo a PGR, deu um relato que confirma o que relatou a ministra.
Na denúncia, Andrei diz ter visto Anielle muito abatida após a reunião. A ministra ainda teria feito comentários como "não aguentar mais". Ela não teria citado o nome de Almeida, mas saiu chateada do encontro.
As denúncias de assédio sexual contra Silvio Almeida foram apresentadas pela organização Me Too Brasil, em setembro de 2024. Além de Anielle, outras mulheres também alegam ter sido assediadas pelo ex-ministro. Após as denúncias, Silvio deixou o governo Lula.
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Som perfeito
Smartwatch top
Qualidade JBL
iPhone barato