Política

PGR pede depoimento de ex-presidente da Petrobras sobre áudios de Bolsonaro

Fernando Frazão/Agência Brasil
Mensagens e áudios estariam em celular corporativo devolvido à empresa por Roberto Castello Branco  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 04/07/2022, às 16h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (4) o depoimento do ex-presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, sobre a possível interferência do presidente Jair Bolsonaro (PL) na empresa.

Por meio da vice-procuradora-geral, Lindôra Araújo, o órgão defendeu que seja ouvido também o ex-presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes.

A manifestação ocorre após ordem do ministro Luís Roberto Barroso, relator de um pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para investigar uma troca de mensagens entre Castello Branco e Novaes em um grupo.

Castello Branco, em um momento da conversa, disse que o celular corporativo devolvido por ele à Petrobras tinha mensagens e áudios que podem incriminar o presidente Jair Bolsonaro, mas não citou quais crimes seriam esses.

No depoimento do ex-presidente da petrolífera, a PGR quer saber quais mensagens e áudios do celular corporativo que detinha e que, especificando o seu teor, poderiam "incriminar" Bolsonaro; quais datas, circunstâncias e contextos foram encaminhadas ou recebidas; e também explicar por qual motivo não os apresentou às autoridades competentes na primeira oportunidade possível.

Por sua vez, no depoimento de Novaes, a Procuradoria busca esclarecer o histórico de contato com o ex-presidente da estatal; a natureza da conversa travada; se conhece e consegue detalhar as mensagens; e também os supostos fatos e tipos delitivos aos quais Roberto Castello Branco teria se reportado.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp