Política

PL comemora enfraquecimento político de Bolsonaro; entenda

Marcos Corrêa / PR
Apesar da fragilidade política, o partido entende que o ex-presidente segue como um importante cabo eleitoral  |   Bnews - Divulgação Marcos Corrêa / PR

Publicado em 10/07/2023, às 09h53   Cadastrado por Daniel Serrano


FacebookTwitterWhatsApp

Jair Bolsonaro vem causando uma série de desgastes no PL. O partido avalia que o ex-presidente protagoniza atritos internos desnecessários, como durante a reunião em que ele pressionou parlamentares da sigla para votar contra a reforma tributária

De acordo com a jornalista Mônica Bergamo, no jornal Folha de São Paulo, caciques do PL avaliam que Bolsonaro está numa situação ideal para a sigla. Isso porque a inelegibilidade decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral deixa o ex-presidente mais dependente da legenda. 

Ainda segundo a publicação, a tentativa frustrada de impedir a aprovação da reforma tributária teria consolidado a fragilidade política de Bolsonaro. 

Por outro lado, o PL entende que Bolsonaro ainda é um cabo eleitoral importante. Com isso, ele pode se tornar uma espécie de “mina de votos” para o partido nas próximas eleições.

Pelo potencial do ex-presidente de atrair votos, a cúpula do PL espera eleger aproximadamente mil prefeitos nas eleições municipais do ano que vem. Com isso, o partido poderá levar à Câmara entre 120 e 130 deputados federais em 2026, ampliando a sua participação no fundo partidário que sustenta os partidos no Brasil. Atualmente, o PL conta com 99 parlamentares.

Além disso, segundo pesquisas internas da sigla, Bolsonaro recuperou parte da popularidade perdida com a derrota nas eleições presidenciais e com o período em que passou nos Estados Unidos. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp