Política

Polícia expulsa indígenas durante manifestação em Buenos Aires sob nova política anti-protesto

Divulgação / LibertyCon
Primeira ação da política anti-protesto do presidente Javier Milei resulta em expulsão de indígenas durante manifestação  |   Bnews - Divulgação Divulgação / LibertyCon

Publicado em 16/12/2023, às 19h27   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Um grupo de indígenas que protestava na praça Lavalee, em Buenos Aires, foi dispersado pela polícia neste sábado (16), marcando o início da nova abordagem anti-protesto adotada pelo recém-empossado presidente argentino Javier Milei

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A medida, proposta pela ministra de Segurança Pública Patricia Bullrich, estabelece um protocolo que proíbe manifestações que bloqueiem ruas e avenidas, mesmo que temporariamente. 

Antes, a polícia costumava desviar o trânsito para rotas alternativas durante os protestos, mas agora a ordem é desfazer imediatamente qualquer bloqueio, com a possibilidade de processos e multas para os participantes.

De acordo com o jornal Clarín, os indígenas protestavam contra uma reforma constitucional na província de Jujuy, localizada no norte do país. O incidente ocorreu durante o encerramento de um acampamento de quatro meses na praça Lavalee, em frente à Suprema Corte, organizado pelos integrantes do movimento indígena Tercer Malon de La Paz. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp