Política

Ausente na audiência da OAB, Marcell diz que defesa da vaquejada não é sensata

Publicado em 31/10/2016, às 19h16   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado Marcell Moraes (PV), contrário à realização da vaquejada, faltou a audiência realizada pela Ordem dos Advogados da Bahia (OAB) nesta segunda-feira (31), mas disse que os “argumentos apresentados lá não provam que terminaram os maus tratos com os animais”. 
O parlamentar, que tem como bandeira a defesa da causa animal, afirmou ao Bocão News que a “vaquejada moderna” apresentada pelo deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) não é “sensata”. “Quem defende a vaquejada parece discurso de petista, não tem opinião sensata. Com todo respeito ao deputado Adolfo Viana mas ele fala em vaquejada moderna, só acredito nisso quando não derrubar o boi. O que estamos discutindo é maus tratos aos animais, e não a evolução da vaquejada”, disse. 
Ao ser questionado o porquê não participou da audiência, Marcell disse que “estava viajando e não retornou a tempo, mas a assessoria está presente”. No dia de ontem, o deputado postou um vídeo voando de Asa Delta, possivelmente no Rio de Janeiro.  Ao site, o deputado ressaltou que “as medidas, apresentadas pelos defensores, continuam machucando o boi”. “Um ser humano toparia participar de um evento desse?  Ele [Adolfo Viana] fala que é esporte, eu compreendo esporte quando os dois resolvem se enfrentar,  o boi não quer está ali”, criticou.  
Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, no início do mês, a lei que regulamentava a prática da vaquejada, no estado do Ceará. Tradição cultural nordestina, vaquejada é um evento onde um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros montados a cavalo tentam derrubá-lo pela calda.
A decisão dos ministros leva em conta o sofrimento imposto aos animais. Por 6 votos a 5, o STF considerou que a prática fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente. Desde então, o tema da vaquejada virou assunto na Assembleia Legislativa e Congresso Nacional. A bancada baiana apresentou um PEC pedindo a regulamentação do evento
Matérias Relacionadas:  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp