Política

Poucas horas antes de Rui anunciar secretariado, PP tenta bater martelo sobre Leão na SDE

Roberto Viana/ BNews
Partido tentar reunir bancada para discutir assunto. Caso não haja reunião, Rui pode não anunciar nome de Leão  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/ BNews

Publicado em 29/01/2019, às 09h39   Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

O PP tenta reunir as bancadas estadual e federal da sigla até as 12h para bater o martelo sobre a indicação do vice-governador João Leão (PP) para o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

É neste horário que o governador Rui Costa prometeu anunciar, no programa Papo Correria, transmitido pelas redes sociais, os nomes do secretariado de seu novo governo. Segundo uma fonte do PP ouvida pelo BNews, caso não haja a reunião, há possibilidade de que o petista não anuncie o nome de Leão, divulgando apenas aqueles já confirmados.

A avaliação dentro do partido é de que um assunto como esse não pode ser de foro íntimo de Leão nem também de decisão apenas do governador. Por isso, a legenda quer um encontro com deputados estaduais e federais para bater o martelo sobre a indicação do vice-governador à SDE. A dificuldade de reunir os parlamentares está no fato de que alguns deles estão no interior, enquanto alguns estão em Brasília, o que não daria tempo hábil de chegarem para reunião.

Ainda nesta manhã, antes das 12h, a cúpula do PP deve comunicar a Rui se o partido fechou questão sobre o assunto, ou não. A presença do vice-governador em uma secretaria foi vontade do próprio governador - Leão chegou a externar o desejo de continuar apenas na vice, sem assumir secretaria. Dentro da sigla, a condição colocada para que o progressista vire titular de alguma pasta é que ela tenha perfil mais executivo, como a própria SDE ou também as de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Infraestrutura (Seinfra). No entanto, as duas últimas devem continuar sob o comando do PSD.

Caso o governador volte a disponibilizar a Secretaria de Planejamento (Seplan) para Leão, que foi secretário da pasta no primeiro governo do petista, ele vai continuar apenas na vice. A avaliação é que o vice-governador poderia continuar coordenando grandes obras, como fazia na Seplan, sem precisar comandar a secretaria.

Atualmente, o PP tem dois espaços no governo: a Seplan, sob a batuta de Antônio Henrique Moreira, e a de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), com Cássio Peixoto. Para as pastas, o partido indicou nomes, entre eles o do deputado estadual não reeleito Luiz Augusto e do próprio Cássio. Cabe a Rui escolher quem tem o melhor perfil.

Notícia relacionadas:

Rui anuncia parte do secretariado sem expectativa de grandes novidades
Charles Fernandes deve assumir a Sedur; anúncio do secretariado ocorre nesta terça (28)
Rui Costa confirma permanência de Fábio Vilas Boas na Sesab
Rui quer nomes técnicos com "capacidade de compreensão da realidade política" para fechar secretariado
Pelegrino nega convite de Rui e confirma pré-candidatura para 2020
Rui não vai aumentar espaços de partidos no secretariado: ‘Não há por que fazer mudanças’
"Estou aguardando. Não posso antecipar nada", despista Paulo Magalhães sobre retorno à Câmara
Marcelo Nilo diz que PSB pode trocar Secti por secretaria "mais potente" no governo Rui Costa

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp